21.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Governador Ibaneis decreta estado de emergência na Saúde local

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Medida foi tomada diante do caos que a área foi deixada pela antiga gestão do DF 

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) assina, nesta segunda-feira (7), um decreto que estabelece o estado de emergência na Saúde local. O anúncio da medida ocorreu no  Hospital de Base. A decisão foi tomada após a equipe do novo chefe do Executivo ter conhecimento da real situação da área. O governador espera que a medida dure no máximo seis meses. 

O estado de emergência permite que o GDF adquira medicamentos e insumos sem licitação, convoque concursados, contrate novos servidores e estenda a jornada de trabalho. A equipe do emedebista, entre outras coisas, encontrou os seguintes problemas na Saúde: desabastecimento de remédios, insumos e equipamentos, dívidas com fornecedores, déficit de servidores e fechamento de diversos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Na última semana, a o grupo de trabalho do atual governo entregou a Ibaneis Rocha um relatório de 212 páginas com a situação dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do DF. O estudo expõe principalmente problemas de infraestrura na rede pública. 

No momento da assinatura do decreto, o governador chegou a afirmar que a Saúde do DF não necessita de mais recurso, mas sim de um “choque de gestão”. 

Apenas com hospitais particulares, as dívidas ultrapassam R$ 350 milhões. Além disso, segundo o relatório que fundamentou a decisão de decretar o estado de emergência, há 3,4 mil notificações de dengue, sendo mil casos confirmados e redução significativa da cobertura vacinal no DF. O documento também aponta diversos processos na Justiça decorrentes da falta de atendimento no SUS.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o decreto de estado de emergência “expõe as mazelas deixadas pelo governo anterior”. “Infelizmente, são problemas enormes. A gente precisa de um choque de gestão no GDF”, disse a mandatária.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img