21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Nem crianças escapam ao ódio de Rollemberg, amante da terceirização

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O caos que a saúde pública vive hoje no Distrito Federal não é apenas em uma ou outra área. Adultos, idosos e crianças são vítimas do abandono do serviço público prestado pelo governador Rodrigo Rollemberg e sua equipe, nos últimos anos. O fechamento de pediatrias e a falta de atendimento na rede deixam famílias inteiras reféns.

Um balanço da Assistência à Saúde, Desempenho e Efetividade do SUS, com números de 2013 a 2017, mostrou que a taxa de mortalidade infantil (número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos) no DF passou de 10,3 em 2016 para 11,3 em 2017. A assistência na área de pediatria é totalmente deficitária. As unidades básicas de saúde passaram a atender com o médico da família, suprimindo o atendimento especializado para essa faixa etária.

Não bastasse acabar com a especialidade na atenção primária, restringem os atendimentos nas emergências. As crianças que sofrem com transtornos mentais também não têm uma unidade especializada para internação. O atendimento ambulatorial é feito no Centro de Orientação Médico psicopedagógico e em alguns CAPS. Porém, a demanda é muito maior que a oferta de vaga. Por se tratar de pessoas mais carentes, das camadas mais pobres da sociedade, o governo as ignora, relegando-as à invisibilidade no sistema.
Nesta última semana, reacendeu-se a polêmica do fechamento do Pronto Atendimento Infantil no Gama. Uma unidade que chegou a ser reinaugurada, após reforma de mais de R$ 140 mil, com compra de mobiliário novo, foi inesperadamente desmontada e transferida para um hospital geral, em Santa Maria.”
Mas o real motivo para o desmonte apareceu. A Secretaria de Saúde recebeu na última semana, uma carta do escritório de advocacia que representa a empresa Intensicare, que já terceiriza a UTI do Hospital de Santa Maria, sugerindo também a terceirização da pediatria.

Num documento de 82 páginas, a empresa critica a Secretaria de Saúde por usar “suposta” determinação judicial. No caso, a decisão seria para convocar concursados, com objetivo de administrar os leitos de UTI de Santa Maria, e assim, dispensando posteriormente os serviços terceirizados.

No documento, uma menção, no mínimo, suspeita. A carta cita o problema do fechamento da Pediatria no Hospital Regional do Gama, foco de várias denúncias do SindSaúde, inclusive. A ideia que se tem não é outra senão acreditar que há um jogo de cartas marcadas para terceirizar o atendimento infantil no HRG.

Outro caso que mostra a falta de gestão do governo do DF é o do Hospital da Criança. Fruto de uma parceria entre uma ICIPE (organização social) e a SES, é o projeto mais badalado do governo. Recentemente, por causa de decisão judicial contrária, a ICIPE que administra o hospital ameaçou devolvê-lo à SES. O que se seguiu foi uma reação constrangedora onde o governador e o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, alardearam que não tinham “condições” de administrar o hospital. Incompetentes confessos!

Por que o Ministério Público se posicionou contrário à parceria vigente, assim, como os sindicatos e entidades de classe? Não restam dúvidas que o serviço prestado no Hospital da Criança é de excelência. Porém, tal qual o Sarah Kubitschek, ele não é inclusivo. Não cumpre uma das condições do SUS que é o acesso universalizado. O HC é um hospital seletivo. Os pacientes aguardam quase dois anos para conseguirem uma vaga lá. E ainda assim, para tratamento de patologias mais complexas.

O acompanhamento rotineiro como os antigos programas de “crescimento e desenvolvimento” que eram feitos nos centros de saúde? Nesse sistema, as crianças eram acompanhadas até os 12 anos com pediatras, odontólogos, nutricionistas e enfermeiros. O governo achou que não estava dando certo e acabou com esse atendimento. Quem mais sofreu com essa medida?

Espera
Enquanto isso, a Secretaria de Saúde diz que busca melhoria para o atendimento de Pediatria no DF com a contratação de médicos e outros profissionais e aquisição de insumos e medicamentos. Mas esta não é a realidade na rede.

O que vemos no dia-a-dia é a desassistência, suspensão de cirurgias eletivas e outros procedimentos, falta de materiais e insumos básicos e uma gestão perdida ou que age propositalmente para destruir o que resta do sistema.”
Segundo a SES, atualmente, a rede pública conta com 526 pediatras atuando nos hospitais de Ceilândia, Asa Norte, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Guará, Brazlândia, Região leste (Paranoá), Materno Infantil de Brasília, Hospital da Criança, e Unidades Básicas de Saúde.

Para o SindSaúde, o grande prejuízo da terceirização para a sociedade é a descontinuidade no atendimento. Sabendo o quanto esse governo Rollemberg é caloteiro, é questão de tempo para as prestadoras de serviço ameaçarem paralisar o atendimento e o povo ficar sem assistência. Quantas manchetes vimos sobre a interrupção no fornecimento de alimentos, de hemodiálise, de oxigênio, justamente por falta de pagamentos?

É esse o futuro que queremos para nossas crianças? Um cenário de dor, abandono e incertezas?

Temos denunciado, sistematicamente, o genocídio causado pela incompetência e pelo “apagão” dos gestores. Parafraseando o próprio governador “dinheiro tem, falta gestão!”

Salvem as nossas crianças!

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img