26.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Hospital de Base e o servidor: um caso de amor que Rollemberg não vai acabar

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

De vários pontos de Brasília é possível enxergar sua estrutura retangular e simbólica para a história da saúde do Distrito Federal. De fora, conseguimos ver cada tijolo e cimento sustentando sua estrutura, mas somente por dentro podemos ver que é de coração, sangue e anos de trabalho à fio que o hospital existe. E resiste.

O Hospital de Base é mais que um hospital. Está, de certa forma, paginada em algum capítulo da vida de quem vive na capital federal. Dentro dele transita, dia e noite, o seu principal sustento: o servidor.
Seria até clichê dizer que entre o servidor e o Hospital de Base existe um “caso de amor”. Ok, que seja clichê, então. Mas é esse clichê que faz o servidor, às vezes sem qualquer condição mínima, se valendo de um último suspiro de força física, manter a vida do próximo que acabou de chegar acidentado, sabe lá de onde.

Foi esse amor que fez 81% dos servidores do Hospital de Base optarem por permanecer lá, quando tresloucadamente, o governador Rodrigo Rollemberg e seu secretário, Humberto Fonseca, decidiram institucionalizar o Base.

Aos servidores, o governo deu a opção de escolher se mudar para outras unidades. Ele só não contava com o “caso de amor” entre essa categoria de combatentes e o Hospital de Base. Ficam os servidores, fica uma história. E acima disso, fica a relação entre o servidor e o paciente.

São inúmeras histórias. Vigilantes, servidores de limpeza, técnicos, enfermeiros, médicos, que conhecem o paciente pelo nome. Aliás, mais do que isso. Conhecem a vida do paciente. Foi por essa razão que o SindSaúde fez, e continuará a frente, da campanha do “Eu Fico”, por acreditar na história e no futuro do Hospital de Base.

Sobre os pedidos para a transferência, é bom frisar, que o principal fator para isso foi o terrorismo feito pelo secretário Humberto e o governador Rollemberg aos servidores. Mesmo assim, o SindSaúde acha um número de 735 pouco, num universo de 3,7 mil servidores.

É por acreditar na história e no futuro do Hospital de Base, construído com suor e sangue, que estaremos na luta para preservar o HBDF para o uso da população, sem discriminação ou exclusão.
Enquanto a categoria briga pela população, nossos poderes brigam entre si. O ringue da vez é no Tribunal de Contas, onde as promotorias de Saúde (1ª e 2ª) provocaram a Corte, acerca dos atos administrativos da gestão que institucionaliza o HBDF. De um lado, Jairo Bisol defendendo esse novo modelo e do outro, Marisa Isar, defendendo o Hospital de Base como 100% público.

Maria Isar ajuizou inúmeras ações com questionamentos. Bisol, por sua vez, entrou com pedido de conflito de atribuições na Câmara de Coordenação e Revisão do MPDFT, setor responsável por mediar contendas dentro na instituição. A decisão do órgão foi favorável a Bisol, que recebeu carta branca para fiscalizar o caso sozinho.

Por mais que o desgovernador Rollemberg queira entregar o nosso HBDF para seus “padrinhos”, o SindSaúde vai batalhar para que nossa referência em hospital seja totalmente público e de qualidade como tem sido desde seu nascimento.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img