23.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Secretário de Saúde adianta possíveis contratações e vai analisar pleitos da categoria

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Visando apresentar algumas demandas na área da saúde, hoje, no Distrito Federal, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), foi até a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O parlamentar, junto ao deputado Wasny de Roure (PT), representantes da Comissão de Odontólogos e sindicatos foram recebidos pelo secretário de Saúde, Fábio Gondim, na tarde de ontem (23).

A parcela autônoma de integração ao sistema único de saúde, a PASUS, foi o primeiro tema da pauta. Os servidores federais cedidos à Secretaria de Saúde entendem que a gratificação precisa ser equiparada, visto que as funções desempenhadas pelos servidores, independentemente do nível, são as mesmas. Diante do pleito exposto, o secretário pediu dois dias para verificar, junto à Casa Civil, a possibilidade de uma equiparação da PASUS nos níveis básico, médio e superior.

Ele informou ainda que o GDF irá fomentar a criação de um grupo de trabalho para analisar a situação dos Agentes de Vigilância Ambiental (AVAs), os quais entendem que é preciso criar uma carreira de nível superior para a categoria. A intenção é retomar as discussões, inclusive suscitadas na Audiência Pública proposta pelo presidente da CESC no mês de agosto.

Outro assunto tratado foi a ausência de medicamentos nas farmácias de alto custo. Veras descreveu sua experiência durante a visita à unidade de Ceilândia e propôs um programa que automatize as quantidades de remédios em falta nas farmácias. “Precisamos que haja uma reposição imediata para que a população não sofra com a falta de remédios”, frisou o distrital. Fábio Gondim adiantou que há um sistema sendo montado, mas que há um prazo para a criação e a fase de testes. “Enquanto não há um programa consolidado a SES-DF está tentando repor os medicamentos”, explicou.

Contratações e gratificações

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do DF (Sindsaúde-DF) também acompanhou a reunião e fez alguns apelos. Dentre eles estão o aumento da carga horária de 20 para 40 horas, a questão da saúde do trabalhador, o concurso de remoção e a gratificação de mobilidade (Gmov), que não é extensiva a alguns profissionais – como os que atuam nas unidades de farmácias de alto custo. O secretário afirmou já está ciente dessas questões e vem realizando os levantamentos e estudos necessários. A boa notícia é que, segundo ele, 700 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde serão nomeados, ainda este ano, para cobrir vacâncias.

A Comissão de Odontólogos e técnicos em Odontologia também apresentou os pleitos da categoria. Segundo Fábio Gondim, é possível que, ainda este ano, haja a contratação de alguns aprovados, mas ainda sem data definida. Dentro desse contexto a SES-DF irá realizar um estudo para viabilizar possíveis contratações de técnicos em Odontologia para o quadro, caso existam vacâncias. “Neste momento nós só podemos fazer reposições. As contratações estão barradas por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou Gondim.

Hospital do Câncer na capital

O secretário aproveitou a ocasião para mostrar um vídeo aos parlamentares a respeito da construção do Hospital de Oncologia de Brasília. O projeto prevê 5 blocos com diversas salas para atender os pacientes com câncer no DF. Segundo Fábio Gondim, há uma expectativa de captação de recursos para o hospital através de emendas parlamentares. Os deputados Prof. Reginaldo Veras e Wasny de Roure se colocaram à disposição e aguardarão novas informações sobre o projeto.

Fonte: Blog do Callado

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img