25.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Governo vai ter de se rebolar para pagar retroativo de servidores

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na sexta-feira (23/10), o GDF tentará pôr fim à greve geral dos funcionários públicos com o anúncio do cronograma de pagamento dos reajustes salariais. No entanto, ainda não há definição quanto ao repasse do retroativo

O Governo do Distrito Federal ainda nem divulgou o calendário de pagamento dos reajustes para os servidores e já tem um grande problema no horizonte: como bancar o retroativo. Os aumentos previstos para 32 categorias deveriam ter entrado na conta dos funcionários em setembro, mas, sem orçamento, o Executivo não conseguiu honrar o compromisso.

Agora, enquanto a equipe de governo elabora o cronograma de pagamentos, a Procuradoria-Geral do DF estuda como os servidores receberão a diferença entre os vencimentos atuais e os salários acrescidos do reajuste nos meses em que o valor já deveria constar no contracheque.

A apresentação das datas de quitação com os funcionários públicos foi costurada na Câmara Legislativa do DF na quarta-feira (20/10). O Executivo se comprometeu a enviar a proposta aos servidores em greve na sexta (23). Em troca, os parlamentares voltam a apreciar projetos do governo para aumentar a receita em 2016. “Estamos trabalhando para apresentar um cronograma responsável e factível”, enfatizou Igor Tokarski, que assume o cargo de subscretário de Relações Institucionais do DF nesta quinta (22).

A primeira tentativa de negociação do governo, no início de outubro, não agradou muito aos representantes dos servidores. A proposta previa o início do reajuste em maio de 2016, mas não incluía o retroativo. Esse, inclusive, foi o impasse que azedou a negociação e levou à deflagração de uma greve geral em 8 outubro de, pelo menos, 25 categorias. Logo em seguida, professores e servidores da educação aderiram ao movimento.

    Segundo Tokarski, o estudo da Procuradoria sobre o retroativo não é só orçamentário. “É uma questão da eficácia da lei. A norma sancionada com os aumentos teria de ter previsão orçamentária, mas não tem.”

Aposentados
O governo não confirma, mas o pagamento dos bônus dos aposentados deve começar em dezembro, com término previsto para março. Os principais favorecidos são servidores da Educação e da Saúde. “Aguardamos o cronograma com certa curiosidade. Seja qual for o calendário, vamos apreciá-lo com respeito nas assembleias”, afirmou a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços se Saúde de Brasília (SindSaúde), Marli Rodrigues.

Novas secretarias
Nesta quinta-feira (22), ocorre a posse dos novos secretários do GDF, às 16h, no Palácio do Buriti. Na semana passada, Rollemberg anunciou a redução no número de pastas, de 24 para 17.

Fonte: Metrópoles

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img